3 Jovens reprodutores são eleitos no PNAT.
A 3ª bateria do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) desenvolvido pela ABCZ para as raças zebuínas de corte recebeu 78 touros concorrentes no Parque Fernando Costa.
Os selecionadores de zebu trouxeram 59 animais da raça nelore, 7 da raças guzerá, 6 exemplares brahman e 6 tabapuã.
Os garrotes, com idades entre 18 e 30 meses, são classificados inicialmente pela avaliação genética, o iABCZ, e os finalistas considerados os melhores dentro de uma população de 12 mil machos superiores.
Na votação de 2012 , 235 pessoas se envolveram no processo pelas comissões de técnicos da ABCZ, de criadores e técnicos das centrais. A maior participação foi registrada no grupo exclusivo de criadores. Ao todo 125 associados da ABCZ estiveram no local para anotar e escolher os touros jovens preferidos.
O objetivo do PNAT vem sendo atingido de forma plena, com a identificação rápida de vários touros zebuínos melhoradores que já estão em coleta de sêmen e com o material genético sendo distribuído e utilizado em rebanhos colaboradores. A antecipação do serviço nas centrais de sêmen aumenta o nível de aproveitamento das qualidades do animal.
Veja os ganhadores da raça Guzerá:
FLORIM S, de 23 meses, IQG 2,11, TOP 2, de ANTONIO P. SALVO E OUTROS
EPISODIO VILLEFORT, 24 meses, IQG 2,17, TOP 2, da AGROVILLE-AGRIC E EMPREEND.LTD
FOGO FIV DA SARG, 20 meses, IQG 1,97, TOP 3 de MARCUS DO NASCIMENTO CURY
Fonte: Guzerá.org.br