Criadores do RN exportam Guzerá para o Senegal.
No último dia 05 de janeiro a raça Guzerá pleiteou mais uma vez o seu espaço na história. Depois de muitos entraves sanitários, atrasos e negociações infindáveis, aconteceu pela primeira vez a exportação de gado vivo no estado do RN.
Com o apoio do Governo do RN, 178 animais da Raça Guzerá foram enviados para Senegal, comprados pelo Governo Senegalês. A aquisição dos animais faz parte de um programa de exportação de banco genético para melhoria da qualidade da genética africana, em linhas gerais, o país africano compra o gado, através de agentes selecionados, e distribui entre criadores e municípios para viabilizar o melhoramento dos rebanhos.
Para os representantes senegalenses, a escolha da raça levou em consideração o fato do gado Guzerá ter se adaptado muito bem ao clima do semiárido nordestino, semelhante às condições climáticas da África.
Os pecuaristas potiguares responsáveis pela transação comercial inédita são Camillo Collier Neto e Geraldo Alves Silva, dos criatórios Guzerá REILLOC e Guzerá GA.
Sayonara Umbelino
Fonte: Guzerá.org.br