Pró-Genética é implantado no Pará.
As compras de tourinhos zebuínos no estado do Pará poderão ser financiadas através de linhas de crédito destinadas aos pequenos e médios produtores rurais. O crédito será liberado por meio do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Nacional) através do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banpará.
O termo de cooperação técnica para implantação do Pró-Genética no estado foi assinado entre o governo do Pará e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) na última quarta-feira (19/09/12), durante a 46ª ExpoPará. Assinaram o documento o secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo de Figueiredo Nunes, e o diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Antônio Pitangui de Salvo. Outras autoridades presentes na solenidade foram o diretor Técnico da Emater-PA, Humberto Reali, o presidente da Associação Rural da Pecuária do Pará, Luiz Guilherme Rodrigues, presidente do Senar-PA, Walter Cardoso, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária, Carlos Xavier, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Carlos Alberto, o diretor do Banpará Jorge Antunes e o diretor da Adepará, Ivaldo de Santana.
O Pará tem uma demanda anual de 53 mil touros. Para suprir essa demanda, o programa fará venda de reprodutores em feiras e em leilões, que serão realizadas em diversas cidades do Pará. A agenda das feiras e leilões ainda não foi definida, mas os produtores rurais interessados em utilizar as linhas de crédito do Pró-Genética podem procurar a Emater-PA. Já os vendedores de touros devem procurar a ABCZ.
Além do Pará, o Pró-Genética existe em diversos estados, entre eles Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. A ABCZ ainda está negociando a implantação do programa com os governos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia e Goiás.
Fonte: ABCZ